top of page

P r a z e r,  A n i t a L a - S a l e t e  d o s P r a z e r e s

Eu sou a Princesa do Príncipe

  • Foto do escritor: lasaleteprazeres
    lasaleteprazeres
  • 11 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de jun. de 2018


Quem não sabia passa a saber agora. Eu sou a Princesa do Príncipe.

Pois é! Não sou nascida nem criada lá mas sinto-me muito "Principiana" .


A terra de que ainda mal acabei de falar chama-se S. Tomé e Príncipe. Duas ilhas que se situam no Oceano Atlântico junto à costa africana. A minha família, seja do lado paterno e materno, são naturais da ilha do Príncipe, no entanto, eu nascida e criada em Cascais, considero que o meu corpo é de cá mas a minha alma de lá. Assim prefiro. Porque aqui ando, como, trabalho, estudo... lá eu vivo, respiro, partilho, entrego-me à beleza inigualável daquela ilha.


Em Agosto de 2017 foram as melhores férias passadas no Príncipe. Foi toda a minha famíla, o que deu para aproveitar melhor e de uma forma mais descontraída todos os cantos e encantos da ilha.

A maior parte da minha família encontra-se emigrada pelos países da Europa, uns aqui em Portugal, outros na Irlanda, Londres e França. Enfim... acho que não é preciso falar o porque de andarem de país em país. É obvio! Contudo, é nas férias grandes que matamos as saudades. AGOSTO é o mês, o MEU mês :)


Estava sem ir ao Príncipe à cerca de 12 anos. Nem sei bem como isso foi possível quando sonho com aquela ilha todos os dias. Ah! sei sim. Os preços das passagens são exorbitantes, principalmente na época alta - Junho, Julho e Agosto - o truque é começar a juntar dinheiro um ano antes para que na altura não falte nada.


Quero muito te falar das pessoas, da comida, das paisagens, da cultura, de tudo mas sinceramente nem sei por onde começar. Falar de S. Tomé e Príncipe é tão gostoso que dá vontade de ficar aqui a contar cada detalhe do grão de areia que acaba por fazer aquela terra seca mas no fundo húmida de cor de tijolo, que numa foto, quem vê, imagina o cheiro daquela natureza pura. Filosofei demais agora.


As pessoas - "Nova i bé (Estás bem)?. Leve, Leve (devagar, devagar)" - já pelo cumprimento nota-se a serenidade das pessoas, toda a leveza num corpo transportado de empatia, humildade e união. Fui sempre bem recebida por conhecidos, amigos, família. A cada esquina que virava era obrigada (a palavra até torna-se forte neste contexto) a cumprimentar. Era sem falhas.


Agosto é o mês de festa. No dia 15 de Agosto comemora-se uma tradição - S. Lourenço. Resumindo, o S. Lourenço é a interpretação em forma teatral ao vivo de uma batalha entre Mouros e Cristãos na disputa de terras e como é claro de uma Princesa. Esse evento dura o dia inteiro e é a atração maior dos turistas. A não esquecer da comida que não pode faltar. A Terra do peixe mais saboroso faz com que os pratos tradicionais tenham um gosto infinito, intenso e único. Saboroso demais.


Eu sei que já lá chegaste. É fácil imaginarmos que estamos no Príncipe. Falta é sentires e esse pormenor não consigo expor aqui. Tens mesmo que lá ir. Eu sugiro que nos teus planos de férias futuras coloques S. Tomé e Príncipe no topo. Visita as duas ilhas. Ilhas irmãs com características diferentes. A sério que não te vais arrepender.


Vou prometer te uma coisa. Para adoçar um pouco mais o teu apetite, eu Princesa do Príncipe, prometo que no próximo post irei falar um pouco mais sobre a minha terra.



Comments


© 2023 by Design for Life.

Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page