top of page

P r a z e r,  A n i t a L a - S a l e t e  d o s P r a z e r e s

Rui Martins Barai. The King

  • Foto do escritor: lasaleteprazeres
    lasaleteprazeres
  • 11 de jun. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 13 de jun. de 2018

"Sabes quem eu sou? Sou o Ruca. Ruca Barai."






Rui Martins Barai. Jovem guineense, licenciado em Relações Públicas na Lusófona em Portugal. Pai de uma filha linda, Rania, dedicou-se com muito amor aos seus pais, irmãos, mulher e amigos desde sempre. Faleceu com apenas 29 anos vítima de um tumor cerebral.



Nunca mais me esqueço desse dia. Lembro-me de todos os detalhes. Impossível esquecer-me. 14 de Junho de 2016. Tinha acabado de falecer a minha "Tia", mãe da minha "mana", Joasy. Não resistiu depois de 6 meses de luta de um cancro nas Fossas nasais. Já estava de rastos, tentava perceber a dor de perder uma mãe, quando recebo uma chamada. Era o Ruca. Estava no hospital à precisamente 28 dias internado - "encontraram um tumor na minha cabeça, já foi removido, já me sinto melhor. Está tudo bem, não te preocupes. Manda os meus sentimentos à Joasy, eu vou lhe ligar. Não te preocupes comigo Anita. Beijo". Assim recebi no mesmo dia outra notícia, e essa sim acabou por me tirar o chão. Já não conseguia conter as lágrimas, elas corriam sem pedir licença pelo meu rosto.

Sinceramente, Homem mais forte que aquele ainda não conheci. Para mim ele será o Homem mais forte que conheci em toda a minha vida. Ele não parou, no meio de tantos comprimidos e tratamentos ele ainda trabalhava. Estava empenhado em levar um dos seus projetos em frente - Dandyblock.com. Ligava-me já quase a chegar a casa e relatava-me a sua rotina - " Anita, agora vou ter que desligar porque antes de almoçar tenho que tomar um comprimido depois almoço e tomo outro... dá me muito sono, a seguir vou dormir."

Foram 18 meses de muita luta e principalmente esperança, aquela que é a última a morrer, mas até à última acreditámos nesse amante da vida, aquele que ia mudar nem que fosse um pouco do Mundo em que vivemos. Muitos acreditavam nele!

Deixou-nos a 25 de Novembro de 2017. Recebi a noticia um pouco antes das 12h, preparava-me para o trabalho. Só tive a reação de agarrar-me à minha mãe e chorar. A minha mãe passava a mão dela sobre a minha cabeça e dizia para ter calma, que assim teria sido melhor pois já estava a sofrer muito. É claro que seu sabia o que era melhor mas naquela hora só conseguia chorar.

Ainda choro, ainda sofro. Penso nele todos os dias. Tinha tanta coisa para lhe contar. Hoje converso com ele de forma diferente. Olho para a foto dele e desabafo, desabafo à espera que ele me responda. Um dia, eu sei que irei obter todas as tuas respostas, um dia...



Mais que um amigo


Conheci o Ruca num casting. Sim.. Tinha 18 anos e nessa altura achava que iria brilhar como a Naomi Campbell em todas as passerelles e publicidades. O Ruca tinha 21 e já era manequim à mais tempo que eu. Ele tinha uma atitude e um carisma que colocava os outros participantes num canto. Infelizmente ele não passou mas eu passei :)

O destino voltou nos a cruzar, na festa de passagem de ano. Foi a primeira festa em que passava sozinha com as minhas amigas e estava super entusiasmada. Aí tivemos a oportunidade de nos conhecermos melhor. Lembro-me de termos ficado sentados numa mesa redonda, eu, as minhas amigas, ele e os seus amigos a falarmos de tudo o que nos vinha na cabeça. Desde aí criámos uma ligação especial e fomos nos tornando cada vez mais próximos.


O Ruca era mais que um amigo. Ele era um irmão mais velho, ele era a voz presente do ausente do meu pai. Ele era aquilo que toda a mulher desejaria ter na sua vida. Aconselhava-me, dava-me apoio e dava-me na cabeça também. Falávamos quase todos os dias, horas sem fim. Rir, ouvir, discutir, ouvi-lo filosofar.. enfim. Como é que são as chamadas telefónicas de 2horas ou mais? Acredito que saibam tanto como eu. Ele adorava se exibir. Tinha um orgulho enorme no seu país - Guiné-Bissau. Eu dizia-lhe - "ainda vais ser Presidente da Guiné Bissau", ele ria-se e dizia-me - "achas, achas". Eu conheço Bissau, toda a sua cultura só pelas histórias que ele me contava. À pála dele tenho um desejo enorme de conhecer Bissau. Desejo para 2020.


Um líder. Qualquer coisa que combinávamos em grupo, eu e as minhas amigas sabíamos bem que tínhamos que falar com ele. Ele sabia gerir muito bem todas as situações. Se alguma vez vi-o fora de si e sem razão, foram poucas as vezes, apesar de ser um pouco impulsivo. Falar do Rui Martins Barai, mais conhecido por Ruca daria um livro. Uma biografia rica em histórias, factos e vivências experienciadas pelo próprio. Ele era uma lição de vida, uma inspiração. Sim... ele inspirou-me e ainda inspira-me muito. E só estou a falar de mim.

Ele era um diamante em bruto que Deus quis que para ao pé dele fosse ainda com arestas por esculpir.


"Buscar o oculto e o profundo"

Intenso sou, idealista e sonhador, pois "Eu Crio".

Meu olhar é profundo e misterioso.

Analiso o comportamento humano, e o que menos suporto é a mentira e a traição dos mesmos.

Com o dinheiro amplio o meu horizonte e filosofia e uso-o para desfrutar.

A quem dedico e principalmente protejo é a minha família, e o meu lar cheio de coisas fascinantes e diferentes.

Sou impulsivo, claro e direto, mas reponho as minhas energias isolando-me, refletindo e esquecendo os meus ressentimentos.

Por defeito, sou obsessivo, mas como virtude sou leal.

E sonho um dia poder ajudar a humanidade a evoluir.


Assim sou EU, Ruca Martins Barai




E assim quero para sempre recordar-me ti!

Коментарі


© 2023 by Design for Life.

Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page